Doença do trabalho – Vibração de membros e corpo inteiro

Vibração

vibracao_maos

Doença do trabalho

por: Carlos Rychlewski Gomes – Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Vibrações

A Vibração é um agente ainda pouco conhecido. A exposição ocupacional a este agente afetam os trabalhadores de duas formas distintas: vibração localizada e vibração de corpo inteiro.

Vibração Localizada

Esta forma afeta o trabalhador nos membros superiores com mais frequência e em alguns casos raros nos membros inferiores. A causa principal deste mal do trabalho é, principalmente, do uso de ferramentas manuais, como furadeiras, britadeiras, serras, motoserras, efim, equipamentos de uso continuo que geram e transmitem muita vibração, portáteis ou não.

Vibração

Vibração de Corpo Inteiro

O modo que este tipo afeta o trabalhador é através de vibrações de baixa frequencia como oscilações de energia mecânica que passam pelo corpo do trabalhador quando exposto a trabalhos como: operação de máquinas como guindastes, plataformas, escavadeiras e até em convés de embarcações com navios e rebocadores entre outros.

Como este assunto é um tanto extenso, foi dividido em várias partes. Acompanhe na próxima parte quais os Sintomas da Vibração de membros e de corpo inteiro.

;-) O que você achou deste artigo, deixe sua opinião abaixo! Sua opinião é muito importante para mim. Ajude a divulgar o conhecimento, compartilhe este artigo com seus amigos!

SEGURANÇA SEMPRE!!

About the author /


Related Articles

www.TrabalhoComSeguranca.com.br