HUMILDADE X ARROGANCIA

Relacionamento Profissional - Humildade x Arrogância
arrogante_coroaSEGURANÇA NO TRABALHO – HUMILDADE X ARROGANCIA
Por: Carlos Rychlewski Gomes – Eng Civil e Segurança no Trabalho

 

Este assunto, eu abordo constantemente com os meus alunos. Sempre digo a eles que os técnicos tem que conscientizar não só os funcionários, mas também os patrões, pois às vezes, o próprio patrão não faz a sua parte.

 O que sei e já comprovei nos meus 15 anos de experiência profissional é que a humildade sempre vence a arrogância.

 

Já me deparei com profissionais com mais tempo de serviço do que eu tenho de idade, muito resistentes a utilizar os EPIs, mas que após uma conversa, aliás, um “bate papo”, de conscientização, o mesmo passou a ser um colaborador em convencer os colegas.

 O que percebo muitas vezes é que existem muitos profissionais de segurança no trabalho que se “acham”, que não tem chefe, que são independentes, e na maioria das vezes acabam trocando as “mãos pelos pés” no momento que se deparam com alguma situação irregular e desrespeitam as hierarquias chamando a atenção de um trabalhador que não esta sob a sua responsabilidade a realização da tarefa. O correto seria o mesmo se dirigir ao chefe, encarregado, gerente, enfim à pessoa a quem o trabalhador é subordinado e alertá-lo, orientá-lo e se colocar a disposição para ajudar na conscientização.

 

Se o técnico de segurança no trabalho, já no primeiro dia na empresa, mostrar-se humilde com os demais colegas e ganhar a confiança dos mesmos respeitando-os como profissionais e demonstrando que esta lá para que eles possam retornar para suas famílias íntegros, com saúde para poder “curtir” um filho, um neto, a esposa, enfim, mostrar que a sua função é orientá-los para que após uma jornada de trabalho, de tarefa cumprida, possam desfrutar da vida de forma plena sem que o trabalho seja algo que comprometa o bem estar dele, com certeza, os técnicos de segurança no trabalho que assim procederem conseguirão implementar a Segurança no Trabalho.

 

Quando digo humilde, digo no sentido de reconhecer o valor profissional de cada indivíduo e repeitá-lo como tal, não se achando superior, só por que fez um curso técnico e é responsável pela segurança e acha que por ser obrigação da empresa contratar um técnico de segurança, tenha estabilidade. O mercado esta formando técnicos de segurança no trabalho aos montes e para ocupar um cargo, ninguém é insubstituível. É lógico que uns tem mais capacidade e outros menos.

 

A melhor definição que encontrei para humildade em dicionários é: Humildade é a “Característica de pessoas francas, que aceitam a verdade e que têm senso de realidade apurado. Reconhecem seus erros e acertos com a mesma naturalidade. Não subestimam, nem supervalorizam fatos, pessoas, coisas ou a si mesmos!”.

 

Veja, Jesus ensinava como os discípulos deveriam proceder com humildade. Ele era o mestre, mas foi Ele que lavou os pés dos discípulos (João 13, 1:17). Ele não gritou, não impôs. Ele demonstrou com humildade.

humildade_Jesus

Quando Ele foi entrar em Jerusalém, foi montado num jumentinho (Mateus 21, 1:11). Não poderia ser no melhor cavalo? Mas ele queria mostrar que o grande valor do ser humano esta nas suas obras, nas suas atitudes, enfim, na sua humildade em reconhecer que cada um de nós profissionais tem o seu valor, não importa de você vai trabalhar de bicicleta ou de BMW.

 

Se o técnico conseguir, implementar a segurança no trabalho, sem comprometer a produção da empresa e na maioria das vezes até aumentando a produção, com certeza os patrões não verão a segurança no trabalho como um custo e sim como um investimento e seus dias futuros na empresa estarão garantidos e com certeza muitas outras oportunidades aparecerão.

arrogante

Porém se ao contrário de tudo isto, logo no primeiro dia, o técnico de segurança no trabalho, demonstrar toda arrogância, que a maioria que conheço demonstra, com certeza em poucos dias não só os empregados, mas os patrões estarão fartos de tantos problemas que foram gerados, devido à falta de “tato” deste técnico, que na primeira oportunidade o substituirão por outro.

 

Então comparando a postura de humildade com a postura arrogante, com certeza quem colherá mais frutos e será feliz na sua jornada diária, serão os técnicos que se pautarem pela humildade e encerro este artigo transcrevendo abaixo trecho da bíblia que relata o poder da humildade de Jesus após lavar os pés de seus discípulos:             

“12 Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: Vocês entendem o que fiz a vocês?

13 Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou.

14 Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.

15 Eu dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.

16 Digo verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou.

17 Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem”.

 (João 13, 1:17) 

Gostou? Comente abaixo!comente

SEGURANÇA SEMPRE!

Carlos Rychlewski Gomes
Eng Civil e Segurança no Trabalho
 

Deixe seu comentário abaixo! Ele é muito importante para nós!

 

About the author /


Related Articles

www.TrabalhoComSeguranca.com.br