Trabalhadores Morrem e Obra é Embargada

Morte e Obra Embargada

por: Carlos Rychlewski Gomes – Eng Segurança do Trabalho

Obra_embargada
O Ministério do Trabalho e Emprega – MTE, interditou a obra da construção do anel viário de Piracicaba por tempo indeterminado após o acidente com um saldo negativo de cinco feridos, três mortos e dois desaparecidos.

 

(vídeo)

 

Segundo informações do superintendente regional do Trabalho e Emprego, do MTE no estado de São Paulo Luiz Antonio de Medeiro Neto, a Construtora Tardelli, empresa responsável pelas obras, foi autuada 40 vezes e foi embargada quatro vezes em menos de um ano.

Avaliando esta informação fica evidente que a empresa negligênciava os riscos, o que acabou vitimando estes trabalhadores que mesmo estando com EPIs, alguns vieram a óbito.

Nas minhas aulas, para técnico de segurança do trabalho, sempre alerto meus alunos que com os riscos não se brinca e saliento que monitorar os incidentes, ter um bom sistema de gestão de segurança do trabalho e profissionais da área de segurança do trabalho comprometidos, é possível minimizar o acontecimento de acidentes.

Todavia neste acidente tudo indica que o erro foi de projeto, ou de análise incorreta do tipo de solo, e isto já esta sendo periciado por técnicos do IPT.

Sendo assim esperamos que os profissionais da área de segurança do trabalho estejam apenas envolvidos e não comprometidos neste acidente, pois se tomaram todas as medidas preventivas necessárias e teem os devidos controles (PPRA, PCMSO, PCMAT, ASO, APR, TREINAMENTOS, ETC) não teem o que temer, porém senão for o caso, aí poderão estar comprometidos profissionalmente, podendo responder criminalmente pelo acidente.

Após as perícias serão evidenciadas as causas do acidente.

Deixe seu comentário abaixo, contribuindo com o crescimento profissional de todos.

About the author /


Related Articles

www.TrabalhoComSeguranca.com.br